
Lucas do Rio Verde deu mais um passo decisivo rumo ao futuro com a inauguração do Green Future Hub, que aconteceu na noite do dia 28 de outubro, em uma cerimônia repleta de lideranças e agentes de inovação.
O espaço, idealizado e construído por 10 empresas mantenedoras e inúmeras instituições, marca o início de um projeto ambicioso: posicionar a cidade como um polo de inovação tecnológica e sustentabilidade, consolidando-se como referência em economia verde.
O Green Future Hub conta com um moderno espaço de coworking, área para eventos, salas de reuniões e um estúdio para produção de conteúdo.
Essa é apenas a primeira fase de um projeto maior, que busca a criação de um grande centro de inovação.
Os próximos passos incluem a implantação de uma incubadora para startups, a atração de empresas de base tecnológica, programas de geração de talentos e iniciativas focadas no fomento à economia verde.
Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Green Future Hub, Eledir Techio, destacou a importância do hub como um marco material do movimento de inovação que Lucas do Rio Verde vem implementando desde o lançamento do Pacto pela Inovação. “Esse espaço é a concretização de um sonho e a prova de que estamos no caminho certo para transformar Lucas do Rio Verde em um centro de referência em inovação tecnológica e sustentabilidade”, afirmou.
Cleber, diretor executivo do Green Future Hub, ressaltou o propósito central do hub: gerar talentos, acelerar negócios digitais e promover a prosperidade do território. “Nosso objetivo é fomentar um ecossistema dinâmico, onde startups e grandes empresas possam colaborar para enfrentar os desafios do futuro e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lucas do Rio Verde”, disse.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, também destacou o papel da prefeitura como parceira estratégica no desenvolvimento da cidade. “Estamos comprometidos em fazer da inovação o fio condutor do nosso crescimento econômico e social. Desde o lançamento do Pacto pela Inovação, temos trabalhado em um sólido plano que reúne mais de 90 instituições da sociedade civil, do poder público, da academia e da iniciativa privada, com 12 projetos estratégicos em andamento, sendo o Green Hub um dos pilares dessa transformação.”
Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation e executivo do programa Cidade Inovadora, também esteve presente na cerimônia. Ele elogiou as características únicas de Lucas do Rio Verde e reafirmou o potencial da cidade em alcançar sua visão de futuro: ser uma referência nacional e internacional em economia verde. “O Green Future Hub será um motor para impulsionar negócios digitais, ajudar empresas a resolverem seus desafios de forma colaborativa e posicionar Lucas do Rio Verde no cenário global da inovação”, afirmou.
Paulo ainda destacou que Lucas do Rio Verde já é uma das cidades mais inovadoras do Centro-Oeste e caminha a passos largos rumo a um futuro sustentável. “Estamos falando de uma cidade que se projeta como free carbon, aterro zero, impulsionada pelos biocombustíveis, biotecnologia, startups verdes e uma potência no setor agro que acelera seu desenvolvimento de forma inovadora.”
O evento reuniu as empresas fundadoras do Green Hub e diversos agentes de inovação, marcando uma entrega importante para o ecossistema local. O Green Future Hub não será apenas um espaço físico, mas o ponto de partida para grandes transformações, abrigando projetos estratégicos do Impacto Lucas, que tem como objetivo consolidar a cidade como referência em economia verde e inovação tecnológica.
Com o Green Future Hub, Lucas do Rio Verde consolida seu lugar no mapa da inovação e reafirma seu compromisso com um futuro sustentável e próspero.

Por Paulo Renato Ardenghi RIzzardi,
CEO Wise Innovation.
Comments